Curso de Graduação em
Serviço Social

Matriz Curricular

 

Matriz curricular SES 2016

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

CIS 214 – Sociologia – 4 (4-0) Perspectivas teóricas e metodológicas das Ciências Sociais. Princípios constitutivos do conhecimento sociológico: cultura, processo de socialização, estratificação e classes sociais. Tendências da sociedade brasileira contemporânea.

DIR 130 – Instituições de Direito – 4 (4-0) Noções preliminares. Fontes do direito. Teoria geral do estado. O Estado brasileiro. Direito Penal. Direito administrativo. Teoria das Obrigações. Classificação das obrigações. Direito tributário. Direito comercial. Direito do trabalho. Fundamentos do Direito Ambiental.

EDU 123 – Filosofia- 4 (4-0) A produção do homem. A produção, evolução e aquisição do conhecimento. O problema filosófico. A lógica. Filosofia e universidade.

CIS 234 – Antropologia – 4 (4-0) O campo e a abordagem antropológica. Marcos para uma história do pensamento antropológico. Cultura: sociedade, natureza e indivíduos. Especificidade da prática antropológica. Tendências da antropologia contemporânea.

DIR 133 – Direito de Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso – 4 (4-0) Pessoa Natural. Nascituro. Nome. Capacidade Civil. Família. Casamento. União Estável. Concubinato. Maternidade. Paternidade. Poder Familiar. Alimentos. Adoção, Guarda, Tutela e Curatela. Criança e de Adolescente. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Justiça da Infância e da Juventude. Ato Infracional. Idoso. O Estatuto do Idoso. Entidades de Proteção do Idoso. Proteção Judicial do Idoso. Pessoa com Deficiência. O Estatuto da Pessoa com Deficiência. Direitos Fundamentais. Direito à Vida. Direito à Igualdade. Crimes relacionados ao Direito de Família, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

HIS 332 – Formação Histórica do Brasil – 4 (4-0) Brasil Colônia: economia e sociedade. Brasil Império: política e formação da nação brasileira. Brasil República: o processo de modernização brasileiro.

ERU 380 – Desenvolvimento Socioeconômico – 4 (4-0) Teorias do desenvolvimento socioeconômico: introdução e conceitos. Concepções de desenvolvimento em perspectiva histórica. Métodos e instrumentos para aferição, monitoramento e avaliação do desenvolvimento. Instituições, atores e processos de promoção de desenvolvimento. Ecologia, política e desenvolvimento: cenário da sustentabilidade. Organização social, participação e mudanças: fundamentos e métodos de desenvolvimento socioeconômico.

SES 110 – Introdução ao Serviço Social – 2 (2-0) Histórico, conceito e concepções do Serviço Social.  Protoformas, pioneirismo e institucionalização do Serviço Social no Brasil. Perfil profissional na atualidade e Projeto Ético Político Profissional. Mercado de trabalho e campos sócio-ocupacionais. Entidades e  movimento estudantil.

SES 111 – Teoria Política- 4 (4-0) Origem do pensamento político moderno; Homem político, contrato social e teoria do direito; democracia dos antigos e modernos; crise do Estado-Nacional e expansão da cidadania.

SES 112 – Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Social- 4 (4-0) Democracia, cidadania e as concepções de direito na modernidade. Os direitos e a legislação em contexto rural e urbano no Brasil. Grupos populacionais especiais e seus direitos.

SES 113 – Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social I – 4 (4-0) Análise da trajetória teórico-prática do Serviço Social na realidade social brasileira. Estado e questão social no capitalismo  monopolista. Movimento de Reconceituação. Ditadura e Serviço Social. Congresso da Virada-1979.

SES 114 – Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social II – 4 (4-0) Currículo de 1982. Sentido e Significado do Serviço Social na contemporaneidade. Serviço Social: Modernidade e Pós-modernidade- neoconservadorismo.

SES 115 – Psicologia do Desenvolvimento Humano e Social – 4 (4-0) Psicologia do desenvolvimento humano. O processo de desenvolvimento psicossocial nas diferentes etapas do ciclo vital. Perspectivas contemporâneas em psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento humano e questões sociais.

SES 210 – Trabalho e Sociabilidade – 4 (4-0) Trabalho e fundamentos ontológicos; metamorfoses do mundo do trabalho na contemporaneidade.

SES 215 – Família e Sociedade – 4 (4-0) Teorias clássicas sobre família. Desnaturalização da Família. Família, entre o público e o privado. A Família e Sociedade.

SES 220 – Economia Política – 4 (4-0) Economia Política. Aspectos Introdutórios. Contexto Histórico da Economia Política. Ciclos e Crises. Tendências Contemporâneas em Economia Política. Particularidades da Economia Política no Brasil.

SES 221 – Estado e Sociedade – 4 (4-0) Estado, Sociedade Civil, Classes Sociais: abordagens teóricas na análise dos Movimentos Sociais. Movimentos Sociais e abordagens teóricas. Movimentos sociais no Brasil: História e contemporaneidade.

SES 222 – Estudos Demográficos – 4 (4-0) Introdução e conceitos básicos em demografia. Características sócio demográficas da população. Fontes de dados demográficos. Componentes demográficos. Principais indicadores socioeconômicos. Dinâmica demográfica brasileira. Elaboração de trabalhos práticos utilizando dados demográficos.

SES 310 – Política Social – 4 (4-0) Capitalismo contemporâneo e as transformações no Estado de Bem-estar Social. Neoliberalismo, políticas de ajuste e reforma do Estado: mercantilização, refilantropização e focalização das políticas sociais. Estado de Bem-estar Misto ou “pluralismo de bem-estar”. Emergência de um novo padrão de enfrentamento da questão social. Transformações recentes na Seguridade Social.

SES 311 – Gênero e Políticas Públicas – 4 (4-0) A dinâmica da (re)produção das relações de gênero.  Movimento feminista e vertentes teóricas. Gênero e Trabalho. Gênero, direitos e políticas públicas.

SES 223 – Desenvolvimento Capitalista e Questão Social – 4 (4-0) Fundamentos da sociedade capitalista; capitalismo na contemporaneidade.

SES 224 – Metodologia da Análise de Dados Demográfico – 4 (4-0) A estatística nas pesquisas das Ciências Sociais. Planejamento e condução de pesquisa. Descrição e exploração dos dados. Modelos de probabilidade. Estatística inferencial. Testes de hipóteses. Noções de regressão linear simples. Uso de programas estatísticos para análise de dados.

SES 320 – Política Habitacional e Aspectos Sociais – 4 (4-0) (SES 111) Antecedentes históricos da política habitacional brasileira e a realidade dos trabalhadores na Primeira República. A Era Vargas e as condições de moradia nas cidades. A política habitacional do Regime Militar e a produção de moradias. Os rumos da questão habitacional no contexto dos governos democráticos. A política habitacional brasileira no contexto dos novos marcos institucionais e regulatórios: do Estatuto da Cidade ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

SES 321 – Seguridade Social – Políticas de Assistência Social – 4 (2-2) Assistência social no Brasil: gênese e desenvolvimento. Conceitos e funções da assistência social: reprodução da força de trabalho. Política Nacional de Assistência social no Brasil contemporâneo: Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e o Sistema Único de  Assistência Social – SUAS. Controle Social: Conselhos de Assistência Social. Exercício do controle social: gestão, planos e financiamento. Expansão da assistência social no contexto neoliberal e os programas de transferências renda. Atribuições, demandas e projetos profissionais do serviço social na política e nos serviços de assistência social.

SES 420 – Pesquisa em Serviço Social – 4 (4-0) (SES 110) Pesquisa e produção do conhecimento em Serviço Social. Dimensão interventiva e investigativa da profissão de Serviço Social. Projeto de pesquisa: TCC e Estágio Supervisionado em Serviço Social.

SES 312 – Políticas para o Envelhecimento – 4 (4-0) Política Nacional do Idoso e o Estatuto. Direitos da pessoa idosa. Envelhecimento ativo e suas questões.

SES 313 – Políticas de Atenção à Criança, ao Adolescente e à Juventude – 4 (4-0) Políticas de atendimento no âmbito da prevenção, proteção, inclusão e medidas socioeducativas. Contextos de desenvolvimento de crianças, adolescentes e da juventude brasileira. Tendências teórico-metodológicas da pesquisa social sobre infância, adolescência e juventude.

SES 322 – Seguridade Social – Políticas de Saúde – 4 (2-2) Conceitos de Política e de Saúde. Políticas de saúde no Brasil: marcos históricos. A Constituição de 1988 e a questão saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) e o empate de projetos: o público e o privado. Modelos de atenção à saúde. A política de saúde no Brasil contemporâneo.

SES 323 – Políticas de Enfrentamento à Violência – 4 (2-2) (SES 111) Estado, Sociedade e Violência. Teorias da Violência. Violência no Meio Rural. Violência no Meio Urbano. Políticas, Práticas e Prevenção de Situações de Violência.

SES 324 – Seguridade Social – Políticas de Previdência Social – 4 (2-2) Trabalho e previdência social. Formação histórica da previdência social brasileira e sua vinculação com a saúde e a assistência. Seguridade social e os avanços na previdência. Ajustes neoliberais: implicações e desdobramentos regressivos. Fundo público, financiamento da previdência e da seguridade social: tendências e embates contemporâneos. Trajetória do Serviço Social no contexto previdenciário: atribuições, demandas e projetos profissionais.

SES 430 – Instrumentos e Técnicas de Trabalho do Assistente Social I – 4 (4-0) (SES 114Inserção do assistente social em Processos de Trabalho. Instrumentalidade profissional. Instrumentos e técnicas utilizados pelo profissional de serviço social nos diversos espaços sócio-ocupacionais.

SES 325 – Políticas de Trabalho, Emprego e Geração de Renda – 4 (2-2) Hegemonia do capitalismo no conceito de trabalho. Estado, Direito do Trabalho e os Dilemas da Ordem Urbana no Brasil. Estado, Cidade, Mercado e Trabalho em Perspectiva Renovada. Projeto de Intervenção.

SES 421 – Planejamento e Administração Social Introdução ao pensamento administrativo, teorias e modelos de organização e gestão do social. Fundamentos do planejamento social e instâncias decisórias do planejamento. Gerenciamento de projetos na prática do Assistente Social.

SES 422 – Ética Profissional e Serviço Social – 4 (4-0) Fundamentos da Ética – Tendências e correntes filosóficas subjacentes no discurso do Serviço Social. Fundamentos ontológicos e sociais da ética no Serviço Social.

SES 431 – Instrumentos e Técnicas de Trabalho do Assistente Social II (SES 430) Instrumentalidade, mediação e dimensões teórico-metodológicos, técnico-operativa e ético política. Instrumentos e técnicas do processo de trabalho individual.

SES 440 – Atividades Complementares – 9 (0-9) Atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos de graduação em Serviço Social que poderão ser consideradas para integralização curricular, valendo carga horária de 60 horas. As atividades acadêmicas passíveis de contagem de horas para a integralização curricular deverão ter o endosso do Professor Orientador Acadêmico, que passará o nome dos alunos, aptos para a matrícula, ao Coordenador da disciplina. O aluno só será matriculado na disciplina quando já tiver realizado 60 horas com atividades complementares e estas forem apresentadas, com os respectivos comprovantes, ao Orientador Acadêmico.

SES 441 – Estágio Supervisionado em Serviço Social I – 13 (1-12) Apresentação do plano de estágio. Elaboração do Projeto de Intervenção. Seminários.

SES 442 – Estágio Supervisionado em Serviço Social II – 14 (2-12) Execução do planejamento do estágio em organização pública ou privada, por meio de ações e práticas pertinentes ao futuro exercício profissional. Elaboração do Relatório de Estágio. Seminários.

SES 443 – Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC) – 4 (4-0) Diretrizes metodológicas para a elaboração do projeto de TCC, A escolha do tema. Elaboração da justificativa. Definição dos objetivos. Construção da problemática. Procedimentos metodológicos. Construção do referencial teórico.

SES 444 – Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC) – 6 (2-4) Elaboração da monografia. Elementos pré-textuais. Elementos textuais. Realização da pesquisa. Elaboração da monografia. Apresentação de seminário e defesa em Sessão Pública. Defesa da monografia em Sessão pública.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DIR 135 – Direito Administrativo – 4 (4-0) Direito administrativo. Administração pública. Direitos e deveres do administrador público. Poderes administrativos. O poder de polícia e as limitações administrativas. Atos administrativos. Contratos administrativos. Serviços públicos. Servidores públicos. Domínio público. Intervenção na  propriedade e no domínio econômico. Reforma administrativa. Correção judicial dos atos administrativos.

EDU 241 – Políticas Públicas em Educação – 4 (4-0) A teoria política e o contexto das políticas públicas. As políticas sociais no Brasil. As políticas educacionais no Brasil – planos e programas governamentais. As grandes linhas políticas atuais.

EIN 394 – Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisa com Crianças – 4 (4-0) O conhecimento científico e os primeiros métodos para o estudo das crianças. Pesquisando as infâncias: diálogo com a psicologia do desenvolvimento, a sociologia, a antropologia, a história e a educação. Reflexões epistemológicas e metodológicas acerca da escuta das crianças. A importância de ouvir as crianças como membros das famílias: questões para um debate multidisciplinar. A ética na pesquisa com crianças. O professor como pesquisador.

EIN 336 – Tópicos Especiais em Estudos da Infância – 6 (2-4) Desenvolvimento do programa de estudo, com orientação do professor do tema de interesse do estudante, no campo de estudos da infância, com elaboração de projeto de pesquisa.

LET 290 – LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – 3(1-2) O sujeito surdo. Noções linguísticas de libras. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação dos surdos. Teoria da tradução e interpretação.

ERU 315 – Sociologia do Trabalho – 4 (4-0) A centralidade do trabalho na teoria sociológica: divisão do trabalho, racionalização e desenvolvimento do mundo. A divisão do trabalho e os efeitos da revolução industrial na visão dos clássicos. Tecnologia, sociedade e processos de trabalho: a moderna produção de massa e a organização fordista do trabalho. Reestruturação produtiva pós fordismo e mercado de trabalho. Trabalhos invisíveis: trabalho informal, a “nova informalidade”.

SES 211 – Tópicos Especiais em Serviço Social- 4 (4-0) Desenvolvimento de projetos com orientação do professor, sendo a seleção dos trabalhos de acordo com o interesse do estudante, podendo constar de pesquisa bibliográficas e trabalhos de campo e ou laboratório não contemplados nas disciplinas oferecidas, mas importantes para o treinamento global do estudante.

SES 211 – Gestão Social – 4 (2-2) História. Conceitos, princípios, modelos e perspectivas. Gestão participativa e controle social. Práticas de Gestão Social: Espaço  institucional e espaço profissional. Perspectivas e Desafios da Gestão Social: o trabalho profissional.

SES 213 – Tópicos Especiais em Estudos do Consumo – 4 (2-2) A família e o indivíduo no sistema econômico. Tomada de decisão do consumidor. Crédito ao consumidor. Poupança e investimento. Defesa do consumidor e a política nacional de relações de consumo.

SES 225 – Aspectos Socioeconômicos, Culturais e Políticos da Vida Rural Brasileira – 4 (4-0) As marcas do escravismo, da monocultura e do latifúndio no Brasil Colônia e no Império. Migração, modos de vida no Brasil Republica. Realidades rurais no contexto da modernização agrícola. As transformações do território rural brasileiro na contemporaneidade.

SES 326 – Tópicos Especiais em Políticas de Saúde – 4 (2-2) Paradigmas da saúde e determinantes sociais da saúde. Organização da atenção à saúde no Brasil e o papel do serviço social nas equipes de saúde e na gestão das políticas de saúde local. Diagnóstico sócio sanitário. Políticas de saúde no Brasil e risco social. Atuação multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar e o matriciamento em saúde.

SES 327 – Segurança Alimentar e Políticas Públicas – 4 (4-0) A questão agrária e a discussão da fome no Brasil. Segurança alimentar e Soberania Alimentar. Políticas públicas de combate à fome e a pobreza.

ECD 301 – Família e Políticas Públicas – 4 (4-0) Família e sociedade: contextualizando a família e suas redes sociais. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. A política das políticas públicas. Política social no capitalismo: fundamentos e tendências.

ECD 307 – Tópicos Especiais em Estudos da Família- 6 (0-6) Desenvolvimento de um projeto com orientação e acompanhamento do professor, sendo a seleção dos temas de acordo com o interesse do estudante com objetivo de aprofundar em tópicos na área de família e categorias derivadas, devendo constar de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo e/ou laboratório.

ECD 342 – Planejamento Ergonômico do Trabalho – 4 (2-2) Introdução à análise ergonômica do trabalho. Introdução a Metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho. Análise ergonômica da demanda. Análise ergonômica da tarefa. Análise ergonômica das atividades.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress