Curso de Graduação em
Serviço Social

Grupos de Pesquisa

Famílias, Políticas e GêneroFormado em 2010, o grupo busca refletir sobre a estrutura, dinâmica e transformações vivenciadas pelas famílias, bem como à análise das políticas públicas e corporativas que têm como público-alvo a família. A família é estudada em seus diferentes ciclos de vida, perpassando questões relacionadas à infância e adolescência, vida adulta e envelhecimento, além de questões relacionadas à inclusão/exclusão social de grupos vulneráveis, redes sociais e relações de gênero.

Gênero, Trabalho e ConsumoCriado em 2000, o grupo propõe investigar a sociedade contemporânea sob uma perspectiva cultural, em que são privilegiadas as análises de imagens, símbolos, discursos, normas, representações, práticas e artefatos que possibilitam moldar o comportamento e construir identidades, impactando nas relações de gênero, trabalho e de consumo. Trabalha-se sob a perspectiva de que, no contexto de uma cultura, não existe ações naturais, pois cada comportamento é ensaiado desde a infância, para corresponder às expectativas sociais em torno de um evento/acontecimento. Os trabalhos do grupo são integrados em quatro linhas de pesquisas distintas, porém imbricadas, nas quais gênero, trabalho e consumo são articulados.

Planejamento Ergonômico do Trabalho – ERGOPLANCriado em 2000, o grupo busca identificar os problemas que geram ineficiência à produção e insatisfação com o trabalho, mediante avaliação do ambiente físico e tecnologias envolvidas no desenvolvimento do trabalho. As pesquisas buscam indicar alternativas para que o ambiente de trabalho seja mais adequado ao indivíduo e à realização do trabalho, melhorando os índices de saúde, produtividade e satisfação do trabalhador.

 

Grupos de pesquisa registrados no CNPq que são coordenados por docentes de outros Departamentos da UFV

Os docentes envolvidos na Proposta de criação do curso de Serviço Social também são membros de outros grupos de pesquisa de outros programas da própria IES:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero – NIEG. Formado em 1996, o núcleo envolve um fórum de investigação e debates que reúne profissionais e estudantes de áreas distintas do conhecimento. Os projetos envolvem discussões sobre as questões de gênero, enfatizando recortes transversais: classe, etnia, geração, sexualidade, orientação sexual e suas interfaces com educação, cidadania, direitos humanos e comunicação social.

ARQMnese: Percepção e Memória do Espaço Construído. Formado em 2010 e com caráter interdisciplinar, o grupo objetiva pesquisar a percepção do espaço construído tendo em vista a afetividade perceptiva, a memória, a preservação dos conjuntos arquitetônicos e as correlações do espaço no âmbito da arquitetura com a arte, o ambiente, a linguagem, a tecnologia e a sociedade. Considera-se que o espaço não é uma realidade em si, mas a própria experiência do homem.

Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho – ERGOSAT. Grupo formado em 2007 que objetiva estudar as condições de trabalho de grupos populacionais de maneira a propor intervenções que possam contribuir para a melhoria das condições de saúde, conforto, bem-estar, satisfação e segurança dos trabalhadores de diversos segmentos.

Administração Pública e Gestão Social -APGS. Formado em 2008, possui uma abordagem multidisciplinar no enfoque às temáticas: Eficiência e Alocação de Recursos Públicos; Gênero e Políticas Públicas; Gestão Social e Terceiro Setor; Finanças e Micro finanças, Desenvolvimento regional, Turismo e Inovação. Os membros do grupo têm participado ativamente em redes e instituições de promoção científica no Brasil e no exterior.

Estudos Rurais, Agriculturas e Ruralidades – GERAR. Formado em 2010, o grupo produz pesquisas voltadas para a produção e difusão de tecnologia e as transformações culturais no meio rural. Estuda-se a sucessão na agricultura familiar, abordando as questões culturais envolvendo as relações de gênero e geração, além de questões de gênero à posição social da mulher pesquisadora na produção de ciência e tecnologia na UFV.

Gênero, trabalho e consumo – A partir do enfoque nos temas Gênero, Trabalho e Consumo, propõe-se investigar a sociedade contemporânea sob uma perspectiva cultural, em que são privilegiadas as análises de imagens, símbolos, discursos, normas, representações, práticas e artefatos que possibilitam moldar o comportamento e construir identidades, impactando nas relações de gênero, trabalho e de consumo. Trabalha-se sob a perspectiva de que, no contexto de uma cultura, não existe ações naturais, pois cada comportamento é ensaiado desde a infância, para corresponder às expectativas sociais em torno de um evento/acontecimento. Os trabalhos do grupo são integrados em quatro linhas de pesquisas distintas, porém imbricadas, nas quais gênero, trabalho e consumo são articulados.

 

Grupos de pesquisa de outras instituições 

Os docentes do curso de Serviço Social também são membros de outros grupos de pesquisa de outra instituição:

Trabalho, Questão Social e Movimento Social -GETEQ (UFS)Criado em 2012, o grupo busca ampliar a produção do conhecimento dos temas envolvidos em suas linhas de pesquisa (Questão Agrária e Questão Urbana; Questão Social e produção social da velhice da classe trabalhadora; Trabalho e relações de gênero; Trabalho, Questão Social e questão étnico-Racial) com vistas a: – estabelecer interfaces com a extensão universitária; – interferir na formulação e implementação de políticas públicas; – ampliar a inserção de discentes de graduação e pós-graduação na vida acadêmico-científica.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress